domingo, 18 de março de 2007

A Dedicação de um Profissional

As pessoas que realmente amam o que fazem são dedicadas a isso.
Há profissionais que escolheram suas carreiras pelo dinheiro que o mercado oferecia ou por influência dos pais. Há, porém, profissionais que já possuem vocação para alguma área e esses, sim, são os que amam o que fazem.
É o meu caso!
Quando criança, adorava brincar de professora e os meus alunos eram os meus primos menores. Eu elaborava provas, xerocava-as e os obrigava a fazê-las. Um pequeno detalhe: a maioria deles ainda não era alfabetizada!
Na adolescência pensei em várias carreiras possíveis. Publicidade, música, jornalismo, teatro... Mas quando fui trabalhar em uma escola (na área administrativa), o coração bateu forte. E foi ali que eu descobri que minha vida seria essa: a de ensinar.
Já passei por várias escolas. Tive muitos alunos. E, mesmo com todos os problemas que aparecem no meu cotidiano, consigo solucioná-los e me manter feliz e satisfeita.
Amo demais o que faço!
Por isso exijo tanto dos meus alunos. Porque quero ver o resultado daquilo que ensinei.
Se sou boa professora, é por eles.
Quero oferecer o melhor para formar pessoas de bem que terão um lindo futuro.
Sonho encontrá-los, depois de algum tempo, saudáveis, bem-sucedidos e, acima de tudo, felizes.
É para isso que estou aqui. Para mostrar-lhes o caminho.
Cabe aos meus alunos entenderem isso e fazerem a sua parte.

ESPECIALMENTE PARA ALGUNS ALUNOS (VOCÊS SABEM QUEM!):

E se eu sou chata por passar muita lição é para o bem de vocês. Se é para fazer o meu trabalho, quero que seja bem feito, porque a prática leva à perfeição.
E se sou insuportável por dar broncas é por ver meu trabalho ameaçado. E como já disse a vocês em um momento de grande nervosismo, nunca mexam com o meu trabalho porque é o que eu mais amo na minha vida.
Se um dia eu perder a vontade de entrar em uma sala, é porque o nível máximo de tolerância foi atingido e porque os alunos ultrapassaram todos os limites possíveis.
E, para finalizar, se algum dia eu perder a vontade de entrar aqui no 2º ano, justo no 2º ano, vou preferir largar esta sala, estas aulas. Porque se chegarmos a esse ponto, será porque vocês me magoaram demais.
É isso.
Reflitam!


(Nancy de Mello Bertolini, 02 de março de 2007.)

3 comentários:

Anônimo disse...

Achei os blogs mtu interessantes, amei o "Na sla de Leitura" tem uns textos mtu lindos.. Nunk tinha entrado num blog e adorei! O q eu mais gostei tb foi o do perfil.. mtu legal!

Anônimo disse...

Proff....gostei pra bastante de todus!!!!

achei super legal....

mais gostei mesmu foi u Nancy para u mundu...tipu tem fotus de amigus,familia,festa.....momentus especiais!!!!!!!!

fiko bem legal!!!
huhuhuhuhu

:P

Bjuuzzzz
se cuida!!!

Anônimo disse...

Bom amei seus blogs principalmente aquele q fala do regime.
Adorei as fotos, o perfil fico mt bom.
"Na sla de Leitura" esse ficou mt legal com poemas, msk.
Bjs