quinta-feira, 8 de abril de 2010

Desistir?


De uns tempos para cá, ando muito reflexiva em relação à minha carreira.
Como disse à minha coordenadora ontem, tenho tido a constante sensação de estar "dando murro em ponta de faca". O que isso quer dizer? Que cansa demais preparar uma baita aula e durante sua execução, olhar para os alunos e perceber que poucos estão realmente lá. E aí vem o questionamento: "para quê?" e "para quem?".
Não vivo uma utopia, mas adoraria presenciar uma situação bem diferente da atual.
Estou lecionando há quase 11 anos e me dói ver que, a cada ano, os alunos vêm cada vez menos interessados. Acreditam ser inteligentes demais ou não querem, simplesmente, adicionar nada às suas mentes.
E, repito, isso me cansa.
Pois bem, ontem, durante um longo desabafo com a minha coordenadora, em que eu dizia que estava a ponto de desistir, aconteceu a famosa "luz no fim do túnel"! Ou, como eu preferi chamar: o clarão no túnel inteiro!
Alguns alunos do 9ºB, bem no final desta minha conversa, surgiram na sala da coordenação dizendo que querem ir ao teatro ver uma peça que é para o Ensino Médio. Mas com um interesse tão grande que fez com que eu recuperasse parte deste amor que sempre tive pela minha profissão. Estou tão grata a eles! Do fundo do meu coração!
E é a eles, meninos tão especiais e que jamais serão esquecidos por mim, que dedico este post que é uma mistura de desabafo com declaração de amor. Amor de uma professora por seus alunos que fazem a diferença!
E que este episódio sirva para que eu tenha esperança de que aquela paixão pela sala de aula volte, como se estivesse começando outra vez!
Que me perdoem pelos inúmeros lugares-comuns usados neste texto, mas como sempre, deu vontade de escrever!
Beijos a todos!

Um comentário:

Isa disse...

Tinha que ser do 9ºB , né Nancy? rsrs