sábado, 8 de maio de 2010

Dando murro em ponta de faca!


Há três anos, consegui realizar um sonho de professora: realizar a minha I Feira Literária. Foi linda! Havia livros à venda, trabalhos de alunos espalhados por toda parte, as pessoas lendo esses trabalhos, e uma linda (e divertida!) palestra de um escritor maravilhoso com um público razoável. Amei!
No ano passado, veio a segunda edição da Feira. No dia que antecedia o início das férias de julho. O que resultou em poucas pessoas. Inclusive na palestra de outro adorável escritor. E, o pior, muitas dessas poucas pessoas ficavam levantando, atendendo a celulares, dentre outras manifestações de desdém.
Quando este ano começou, veio o assunto de que teríamos de fazer a terceira edição.
Fui contra até quase o dia do evento (no caso, hoje). Mas dos últimos dias para cá, fiquei bastante animada!
Esperava muito, mais uma vez!
Até que chegou o esperado momento... E adivinhem!
Bom, vamos lembrar que estamos no Brasil. Um país em que cada brasileiro lê, em média, 3,2 livros por ano! Por ano!!!!
Ou seja, insistir em um evento literário neste país é dar murro em ponta de faca, sim!
Para que as pessoas vão sair de casa em pleno sábado para conferir trabalhos de seus filhos e ter a oportunidade de ver os novos títulos das livrarias presentes? Para quê?
É isso! Mais uma vez, a sensação de chover no molhado, nadar contra a maré...
Sim, um post repleto de lugares-comuns. Porque eu não ouso usar termos mais difíceis, porque muitos podem não entender. Já que o hábito de ler é inexistente!
PS: Muitos? Adivinhem quantas pessoas passam por aqui? Sim, o feno continua rolando!

Um comentário:

By Me disse...

Eu ia fazer um post parecido!!Mas o meu titulo era "falta de bom senso".
Minha opinião sobre isso, é que entre ser um evento cheio com pessoas sem interesse e um evento vazio com pessoas interessadas no assunto, um evento vazio é bem melhor!